A Realidade Aumentada e Suas Aplicações
A Realidade Aumentada é uma tecnologia revolucionária que possibilita uma nova visualização da realidade. É realizada uma combinação dos ambientes virtuais com os ambientes reais, criando, desta forma, a interação desejada.
Tudo surgiu em 1968, Ivan Sutherland, engenheiro elétrico da Universidade de Haward, criou o primeiro sistema funcional de realidade aumentada e de realidade virtual. Pela limitação dos computadores da época, só era possível visualizar em tempo real wireframes.
Os anos passaram e os estudo sobre Realidade Aumentada foram aprofundados chegando em 2009, ano em que os aplicativos foram criados, gerando possibilidade das grandes massas terem acesso a esta tecnologia através de smartphones e tablets ampliando, assim, as possibilidades de utilização.
Com a maior acessibilidade a esta tecnologia, as aplicações da Realidade Aumentada tornaram-se diversas, para diversos segmentos, entre os quais pode-se encontrar:
Educação: materiais didáticos;
Esportes: tutoriais sobre exercícios;
Saúde: materiais didáticos;
Moda: usada em catálogos e em estampas interativas;
Entretenimento: pode ser utilizada pela empresa / marca em seus comerciais, garantindo uma comunicação diferenciada e também pode ser utilizada em games;
Arquitetura: auxilia na visualização interativa de maquetes;
Eventos: neste segmento é bastante utilizada por causa da mobilidade, por ter um baixo custo, uma customização e mensuração dos resultados. É possível interações em convites, telões, banners presentes no próprio evento;
Promoção / Publicidade: design e mensuração de impacto;
Brindes: canal de comunicação;
Automotivos: melhor visualização;
Produtos: melhor visualização do produto no ambiente desejado.